Cultura Madeirense

Cultura, segundo Edward B. Tylor*, é todo um conjunto de conhecimentos, crenças, arte, moral, lei, costumes e todos os outros saberes oriundos de um determinado conjunto de pessoas, que se relacionam apartir de uma sociedade comum. Na cultura madeirense podemos encontrar desde folclore madeirense, mais conhecido como o Bailinho da Madeira, a personalidades famosas, como o Maximiano de Sousa, mais conhecido por Max, até às estátuas erigidas ao longo de toda a história do arquipélago, até aos característicos regionalismos utilizados na língua, tanto oral como escrita, dos madeirenses. 

*Fonte: Cultura. (s.d.). Consultado em 31 de março de 2013. No site wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura

Estátua do Cristo Rei

A Estátua do Cristo Rei situa-se no Garajau e foi mandada construir pelo Conselheiro Aires de Ornelas sendo inaugurada no ano de 1927, na mesma altura em que se abriu a estrada da Cancela até ao Monumento. Esta estátua situa-se na costa madeirense, virada de braços abertos para o mar, mais diretamente para o Porto do Funchal, que era por onde chegavam os navios, com a intenção de dar as boas vindas a todos os que  vinham à ilha.
Pertencendo ao Concelho de Santa Cruz, é no Caniço que espalha a sua beleza, sendo considerado por muitos como um dos mais bonitos atributos dedicados ao santo católico do Imaculado Coração de Jesus, este vê os seus braços abertos espelhados no lindo Oceano Pacifico. 

Depois de leres a informação, acede ao inquérito e testa os conhecimentos que adquiriste.

 

 

 

Objetivos:

  • Motivar para a exploração dos monumentos culturais madeirenses
  • Estimular o orgulho pela cultura madeirense
  • Explorar diferentes aspetos da cultura da Madeira

Regionalismos

A forma de falar madeirense é um ícone de originalidade, como tal, aqui fica um exemplo de alguns dos regionalismos uilizados na ilha, para ouvires, clica na imagem.

O arraial de Nossa Senhora do Monte